sábado, 4 de julho de 2015

A importância de correr com os ténis certos…

Para quem corre, principalmente distâncias mais longas, sabe bem a importância que têm os ténis que usa.
Como já tive oportunidade de referir comecei a correr por brincadeira e não imaginava que passado pouco mais de um ano estaria a correr o que corro hoje, e acreditem que até nem corro muito, e se me dissessem á um ano e meio que iria correr o que corri, eu não iria acreditar.
Antes de começar a correr assim com mais frequência, corria umas duas vezes por mês e se calhar as vezes nem tanto, na altura corria com uns Nike Downshifter 3 que podem ver a seguir, Não são uns maus ténis, mas agora que já experimentei uns quantos mais, digo-vos que são um bocado pesados.
Nike Downshifter 3
No inicio quando me iniciei como “runner” palavras como pronador, neutro ou supinador para mim eram chinês, e confesso que o principal factor de escolha dos ténis, a seguir ao preço claro, era se eram giros ou não J .
Depois da primeira prova e de ter ficado com o bichinho pela corrida e de pensar em começar a correr mais, comprei um novo par de ténis. Nessa altura já sabia que o meu tipo de passada era neutra, mas mesmo assim confesso que comprei os Nike Dualfusion Run 2 principalmente por serem muito giros J e porque estavam numa grande promoção.
Nike DualFusion Run 2
A estreia deles foi na corrida do Benfica em Março de 2014 e com eles fiz aproximadamente 16 provas entre inúmeros treinos, não tenho como precisar, mas foram á vontade mais de 800 quilómetros. Sempre me dei bem com eles, mas passado estes quilómetros todos e um ano depois chegou mais do que a hora de os trocar, e aí começou a minha aventura em busca de uns ténis que realmente gostasse e me fizessem sentir bem enquanto corria.
Comprei uns Adidas Questar Boost, na altura tinha muita curiosidade em experimentar o Boost, e comecei o período de adaptação aos ténis.
Uma grande diferença em relação aos Nike era o drop e também o tipo de amortecimento, a sensação que tinha era que os pés ficavam muito “enterrados” dentro dos ténis e o amortecimento era demasiado. Fui correndo com eles, mas já a pensar em comprar outros, mas quais? J
Adidas Questar Boost
Como tinha a sola dos ténis mais gasta do lado de fora do calcanhar e acabei alguns treinos mais longos com algumas dores por baixo do dedo grande do pé, especialmente do pé esquerdo, fiz alguma pesquisa e comecei a pensar que em vez de passada neutra, podia ter passada pronadora e sendo assim comecei a procurar ténis para esse tipo de passada.
Como fica perto do trabalho, passei pela Nike do Campera, no carregado, e fui dar uma vista de olhos. Sendo Outlet têm ténis de modelos mais antigos a preços bem mais razoáveis.
Comprei uns Nike Lunarclipse 4, para pronadores, pensando que teria o meu “problema” resolvido.
Nike Lunarclipse 4
Fiz os primeiros quilómetros com eles, e a primeira nota de destaque era para o som algo estranho dos ténis quando tocavam no chão, depois, com estes ténis a dor que sentia por baixo do dedo grande do pé começava ainda mais cedo e era mais intensa. Fiz nova pesquisa e num site, que já não me recordo bem qual, vi uma frase do género : Não é pelo desgaste da sola na parte de trás dos ténis que podemos ver o nosso tipo de passada mas sim pelo desgaste também na parte da frente. Ou seja, gastar mais sola do lado de fora do calcanhar, segundo este site, acontece á maior parte dos corredores mas se isso não acontecer na parte da frente dos ténis, então a passada é neutra. 
Sendo assim, e após esta descoberta, voltei de novo á procura de uns ténis com os quais me voltasse a sentir realmente bem a correr. Voltei á Nike do Campera e comprei uns Nike Pegasus 31, que diga-se de passagem são lindos J, mas não foi esse o factor principal.
Nike Pegasus 31
Antes de os comprar já tinha lido a critica e era bastante positiva. Corri com eles até agora pouco mais de 80 quilómetros e o sentimento que tenho é que finalmente depois de tanto experimentar, encontrei os ténis certos, acho que Nike é a marca com que melhor me dou a correr se bem que ainda quero experimentar uns Asics, acho que também vou gostar :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário