quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dose dupla de S Silvestre para terminar o ano...



Para terminar o ano tinha programado fazer duas São Silvestres, uma estreia e uma repetição.
A estreia, foi a São Silvestre de Lisboa, uma prova que fiquei com vontade de fazer desde o ano passado. Fui para esta prova sem nenhum objectivo em especial até porque tinha feito séries de 1000 metros no dia anterior.
Como tinha retomado há algumas semanas os treinos “regulares” depois das maratonas estava curioso em ver até que ponto isso se iria já reflectir nesta prova.
Não tinha nenhum objectivo definido mas gostava de terminar abaixo dos 50, já tinha saudades de terminar uma prova de 10K em menos de 50 minutos!! :-)
Muita gente, um ambiente muito bom, cheguei cedo, antes da partida e de aquecer ainda encontrei pessoal conhecido das Tartarugas Solidárias e do Leião. Fui fazer um breve aquecimento e depois encaminhei-me para a minha partida.
Uma coisa boa que esta prova tem, e ainda bem, é as partidas separadas se bem que houve falhas nesse aspecto. Eu deixei passar o prazo de enviar um comprovativo e obter um dorsal SUB 50 mas não me chateei com isso, mas quando perto dos 3K passei por pessoas que iam a andar e tinham dorsal SUB 50 percebi que algo estava mal, ou então sentiram-se mal!! :-)
Passei também por pessoas com dorsal +60 ainda antes dos 500 metros de prova, pessoas que supostamente partiram atrás de mim mas OK, neste aspecto houve algumas falhas, mas numa prova de 12000 pessoas não se pode pedir milagres!!

Comecei bem, perto do 1º quilometro já conseguia correr bem e aumentei um bocado o ritmo, até ao 5º quilometro fui sempre abaixo dos 5:00 por quilómetro mas ia cada vez a custar me mais e fui cada vez ficando mais lento e para ajudar á festa aproximava se a subida final. Digo-vos que subir a Av. da Liberdade é muito giro, e nesta altura então mais ainda, mas a subida parecia que nunca mais acabava!! :-) Finalmente lá acabou, e a descer alguns santos ajudaram e consegui completar os 10K mais os aproximadamente 100 metros de bónus em 49 minutos, o objectivo principal estava atingido.

A segunda S.Silvestre (repetição) foi a fantástica S.Silvestre da Amadora, a S.Silvestre das S.Silvestres :-)
O ano passado fiz esta prova com gripe, numa altura em que me começava levemente a habituar a completar provas de 10K abaixo dos 50 minutos, pelo facto de estar doente e pelo percurso difícil não consegui manter essas marcas, fiz 53 minutos e no fim disse para mim mesmo que voltaria este ano para fazer menos 5 minutos :-)
Entre esta prova e a S Silvestre de Lisboa fiz uma excelente massagem com o grande José Gaspar o que me deixou mais leve e bem mais rápido :-)
Cheguei cedo á Amadora e já nessa altura havia um bom ambiente, uma moldura humana muito agradável. Fui junto do Pedro Burrica buscar o dorsal e pelo caminho ainda encontrei gente conhecida como o João Lima e a Isa.
Fui fazer o aquecimento e umas retas para soltar com o Sérgio e encaminhei-me para a meta. Partida dada e logo aquela queda aparatosa no inicio que colocou alguns corredores fora de prova, ultrapassado o acidente lá ia eu em direcção ao Casal de S.Brás, ás subidas.
Ainda no inicio...o pior estava a chegar...
Mesmo sendo praticamente sempre a subir só um quilómetro é que foi feito acima dos 5:00 por quilómetro. Fim da subida recuperei uns metros e lá fui mais depressa rumo ao meu objectivo, o percurso era rápido, permitia acelerar e recuperar ao mesmo tempo :-) até mais ou menos ao 6º quilómetro seria sempre assim, depois do abastecimento é que voltaríamos a ter uma subida ligeira para depois ter a derradeira subida no cruzamento da Rua Elias Garcia, uma subida curta mas muito dura, e a partir daqui seria sempre a descer ou a direito, era altura de dar o que tinha para conseguir cumprir o objectivo. Cortei a meta, o garmin marcava 10 quilometros mais 100 metros, com 47:58 a promessa feita a mim mesmo no ano anterior estava cumprida e eu acabava o ano contente com boas perspectivas para o ano que estava prestes a começar.
Parecia cansado? Não pois não...  :-)

2 comentários:

  1. Parabéns por estas provas e pelo fantástico ano, onde sobressai a dose dupla da Maratona. Brutal! :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João.
    Foi um ano muito bom. Que 2016 seja ainda melhor.
    Como vão esses treinos para Barcelona?

    Abraço

    ResponderEliminar