quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Semana de 14 a 20 de Setembro, uma semana boa, mas um fim de semana S.E.M quilómetros

Desta vez e tendo em conta a semana de treinos que tive vou juntar tudo num único post, já vão ver o porquê.
A semana pós Lampas começou logo no dia a seguir, no Domingo ao fim do dia saí de casa e em ritmo muito lento fui fazer um treino ligeiro de descompressão, no início doía-me tudo e eu só pensava que devia ter ficado em casa :-) mas com o avançar dos quilómetros o corpo foi ficando melhor e acabaram por ser uns muito agradáveis quase 7 quilómetros em quase 39 minutos (5:40\min).

Segunda feira fui para o ginásio e terça feira voltei aos treinos em Carcavelos, foram 65 minutos em ritmo confortável que deu para fazer quase 13 quilómetros.

Quarta feira o treino teve em duvida devido ao mau tempo mas acabou por se realizar, e ainda bem, com chuva no inicio e com vento durante a maior parte do treino fizemos 12 séries de 1:10 com o mesmo tempo de recuperação. Foi duro principalmente as séries que foram contra o vento, mas são treinos assim que nos dão força e nos dão confiança.

Quinta feira foi novamente dia de pausa na corrida para ter a habitual aula de Spinning.

Sexta feira, novamente séries, mas de duração maior, 3 séries de 6 minutos mais 3 séries de 3 minutos sempre com 3 minutos de recuperação entre elas. Nunca tinha feito séries tão longas (6 minutos) e gostei, grande parte das séries corri entre os 4:00 e os 4:15 por minuto, ia claramente fora da zona de conforto, mas senti que se apanhasse uma prova sem grandes dificuldades conseguiria bater o meu record dos 10 quilómetros onde corri a uma média de 4:38 por minuto.
Como vêm a semana até correu muito bem, muitos e bons treinos, o pior foi o fim de semana.
Domingo tinha previsto o meu primeiro treino bi-diário com um treino de grupo de manhã na marginal, uma vez que estava fechada e com a corrida S.E.M á tarde em Belém. Pois bem, por motivos familiares, e porque a corrida não é tudo e a família é o mais importante não pude fazer o treino de manhã onde tencionava fazer aproximadamente 20 quilómetros. Para compensar pensei em fazer mais uns quilómetros no fim da corrida á tarde, uma vez que a mesma supostamente iniciava as 17:00. Eu disse supostamente...porque como todos já devem saber a corrida foi uma BANHADA, a policia esqueceu-se de aparecer para fechar as ruas e a corrida começou com uma hora de atraso. Fartos de esperar arrancámos e fomos fazer o nosso treino, eu o João e mais á frente o Sérgio que voltou a correr depois de paragem prolongada, o José o Viktor e mais um amigo deles. Estava calor, muito calor, não tínhamos água e o resultado foram uns exorbitantes 6 quilómetros... Ou seja, estou a 4 semanas da maratona, este fim de semana e o próximo são os últimos onde posso aumentar a carga e fiz 6 quilómetros num fim de semana!!! Isto não ajudou em nada na minha confiança que tem oscilado de acordo com os treinos, ora os treinos correm bem e fico mais confiante, ora os treinos correm menos mal, ou não correm como foi o caso deste fim de semana e a confiança vem por aí a baixo.
Mas pronto, não posso voltar atrás, e resta-me nos dias que ainda tenho pela frente treinar o mais e melhor que me for possível.

Bons treinos a todos.

3 comentários:

  1. Olá Tiago!
    A oscilação da confiança é uma constante na preparação duma Maratona.
    Quando ia preparar a minha primeira, avisaram-me disso. Que iria viver um carrossel de emoções. Umas vezes a moral lá em cima, outras cá em baixo.
    E olha que não é só na primeira, eh eh
    Tudo isso faz parte.

    Não te esqueças é de te ires poupando gradualmente nas duas últimas semanas. Poupar energia!

    Força!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João.
    Tem sido isso mesmo, um carrossel de emoções, ja estive mais mas também já tive menos confiante :-) .

    Este fim de semana é o ultimo longo, vou tentar ganhar alguma confiança e ir gerindo nas duas semanas que faltam.
    Depois deste fim de semana vou começar a "aliviar" carga.

    E a sua moral como está? A preparação vai bem?

    Abraço

    ResponderEliminar