quinta-feira, 26 de maio de 2016

3ª Corrida TSF...10 meses depois e menos 2 minutos...

A prova da Estefânia não correu como eu queria, não quer dizer que tenha corrido mal, mas não foi o que esperava, e agora sei que coloquei a fasquia muito alta para essa prova, é o que dá andar consecutivamente a bater records prova após prova, mas são estas provas que não correm como esperamos que nos fazem igualmente aprender e evoluir com os erros e dar ainda mais valor aquelas provas que correm bem.
Isto tudo para dizer que como esta prova me tinha deixado algo "desanimado" fui a correr :-) inscrever me na corrida da TSF, que no ano passado tinha sido em Julho com um calor brutal e onde na altura tinha estabelecido o meu melhor tempo aos 10k com 45:58.
Como tinham acabado os meus geis, fui mais cedo para comprar um ali numa loja em Algés que vende daquela marca que têm nos abastecimentos da Maratona do Porto e que fiquei fã quando experimentei, mas para meu azar estavam esgotados. Aconselhado pelo dono da loja comprei um, que agora já não me lembro da marca, sabor a kiwi, delicioso, e com 51gr de hidratos, disse ele que é muito usado pela malta do triatlo e que o efeito dura á vontade uma hora. Então aqui o inteligente pensou, vou é tomar o gel antes da prova, se dura uma hora escuso de me preocupar em tomar o gel durante a corrida, e é esta a altura em que vocês me insultam e com toda a razão!!
Tomei o gel, bebi agua e lá fui aquecer, perto da hora dirigi-me para a partida, para a minha zona, é uma das coisas que esta prova tem de bom é as partidas definidas por tempo, foi a minha estreia no separador sub45 :-)
Comecei bem, um pouco rápido demais, mas desta vez consegui ao fim do primeiro quilómetro encontrar o meu ritmo e assim fui e a sentir me bem, pelo menos até ao quilómetro 4,5 onde me começou a dar uma valente dor de burro. Deu me de tal forma que nem conseguia respirar fundo e o ritmo foi baixando, até então ia a 4:20 e a sentir me bem mas não aguentei e passei para 4:35 e a custar me a aguentar, nem sequer bebi agua no abastecimento dos 7 para não piorar ainda mais as coisas.
Pose para a fotografia...porque ia a custar-me muito

 Nunca me deu uma dor de burro assim, a unica vez que me aconteceu foi na Maratona de Lisboa aos 21km e não foi tão forte por isso presumi que tenha sido do gel que tomei antes da prova.
Não sei como mas ainda fui buscar algumas forças para dar mais qualquer coisa no ultimo quilómetro e estabelecer novo record, mas fica mais uma vez a sensação que podia ter sido ainda melhor.
Aqui a cara não engana ninguém...só queria chegar á meta...
Foi provavelmente a ultima vez que tomei um gel antes da prova, mas digo-vos que gostei muito do sabor :-) era mesmo delicioso, tenho que ir comprar mais mas para tomar durante a prova!!
Pela primeira vez uma prova abaixo dos 44 mas que tinha tudo para ter sido ainda melhor.
Fica para a próxima.
Bons treinos e boas provas a todos e acreditem sempre que são capazes!


5 comentários:

  1. Parabéns Tiago! Mesmo com esses problemas fazes uma marca dessas!!! :)

    Um abraço

    ps - Nunca esquecer esta importante regra: Não se experimenta nada em corrida que não tenha sido testado em treino :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João.

      Eu sei João...e inclusivamente na prova de Fátima este ano um colega meu fez o mesmo e deu-se mal, e mesmo assim eu fui cometer o mesmo erro!
      Fica a lição...
      Vamos a Belém...e sem erros desta vez :-)

      Abraço

      Eliminar
  2. Meu caro, também preferia o gel da Secret Training mas há quase dois meses que a marca não o disponibiliza para Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando foi a corrida dos Sinos deste ano consegui comprar 2 na Prorunner, entretanto não sei se deixaram de ter.

      Eliminar
    2. Foi onde comprei da última vez, mas penso que já não estão a repor stocks. O Facebook está parado desde o início de abril e o site português está em baixo desde a mesma altura. Há que encontrar alternativas...

      Eliminar