domingo, 29 de maio de 2016

Corrida de Belém

Primeira participação nesta prova e primeira vez também que pisei a pista do Restelo, aliás nem no estádio tinha entrado!!
Apesar de atravessar um bom momento vinha sem expectativas para esta prova pelo percurso algo desnivelado, e aquela expressão que se diz " acontece quando menos se está á espera" só durou até meio da prova :-)...mas já lá vamos.

O tempo estava bom, um pouco quente até quando o vento não soprava, antes da prova ainda deu para um aquecimento ligeiro com o pessoal da luta antes de ir para a partida e deu ainda para dois dedos de conversa com o João Lima e com o ultracasal de campeões Isa e Vitor.
Aqui nota-se pelas caras que foi antes da prova :-)
Partida dada, e após percorrer quase toda a pista saímos em Direcção á Avenida das Embaixadas para nos semáforos do Hospital S.F Xavier cortar á direita e descer. Não queria perder muito tempo na subida e até cheguei relativamente bem á descida e aí aproveitei para recuperar um pouco o fôlego.
Confesso que não estudei o percurso, e que tótó é que vai a uma prova sem ver o percurso como deve ser, enfim, pensei que iríamos descer até aos Jerónimos, e que voltaríamos a subir também por aí, quando a seguir ás bombas Repsol cortámos á esquerda fiquei um bocado surpreendido. A descida da Avenida da Torre deu para recuperar mais um pouco mas quando a descida acabou e entrámos na Avenida da India percebi que seria difícil, muito difícil, fazer uma gracinha nesta prova, ia a 4:30 mas com muita dificuldade e a dificuldade aumentou ainda mais quando após o retorno apanhámos com vento de frente, não era um vento muito forte, mas veio ainda piorar mais.
Quando após o 8º Quilómetro me apercebo do que estava reservado para o final, aí foi o golpe final nas minhas já fracas aspirações, se até aí acreditava fazer um tempo na casa dos 44, tendo que fazer essa subida seria bom se fizesse na casa dos 45 o que acabei por conseguir com muito esforço e algum sofrimento no final.
Prova bonita, percurso difícil e igualmente bonito onde conto voltar se o calendário assim o permitir.
Aqui já depois de concluída a prova, nota-se as expressões diferentes...
   Apesar de não ter corrido como esperava, fico contente, a prova era difícil e dei o meu máximo.
Agora é treinar bem para dia 11 fazer uma boa prestação na marginal á noite.

Bons treinos a todos.

sábado, 28 de maio de 2016

Um treino diferente e muito agradável...

Como este cantinho não se faz só de relatos de provas, não quero deixar passar a oportunidade de registar um treino diferente que tive esta semana.

Já andava para ser combinado há muito tempo e nesta 3ª feira concretizou se e fui treinar bem cedinho com o João Lima.
Foram quase 60 minutos que mal pareceram 5, em que falámos das nossas provas, objectivos, situações menos boas, Maratonas, planos futuros...etc... e ainda deu para ir conhecer uma zona onde nunca tinha corrido, eu que corro ali em média 3 a 4 vezes por semana.
Ficámos de combinar mais vezes e quem sabe até um treino longo uma vez que iremos estar a preparar maratonas na mesma altura.

Obrigado João por este treino e venham mais assim. Força para os teus planos e objectivos.

Bons treinos a todos

quinta-feira, 26 de maio de 2016

3ª Corrida TSF...10 meses depois e menos 2 minutos...

A prova da Estefânia não correu como eu queria, não quer dizer que tenha corrido mal, mas não foi o que esperava, e agora sei que coloquei a fasquia muito alta para essa prova, é o que dá andar consecutivamente a bater records prova após prova, mas são estas provas que não correm como esperamos que nos fazem igualmente aprender e evoluir com os erros e dar ainda mais valor aquelas provas que correm bem.
Isto tudo para dizer que como esta prova me tinha deixado algo "desanimado" fui a correr :-) inscrever me na corrida da TSF, que no ano passado tinha sido em Julho com um calor brutal e onde na altura tinha estabelecido o meu melhor tempo aos 10k com 45:58.
Como tinham acabado os meus geis, fui mais cedo para comprar um ali numa loja em Algés que vende daquela marca que têm nos abastecimentos da Maratona do Porto e que fiquei fã quando experimentei, mas para meu azar estavam esgotados. Aconselhado pelo dono da loja comprei um, que agora já não me lembro da marca, sabor a kiwi, delicioso, e com 51gr de hidratos, disse ele que é muito usado pela malta do triatlo e que o efeito dura á vontade uma hora. Então aqui o inteligente pensou, vou é tomar o gel antes da prova, se dura uma hora escuso de me preocupar em tomar o gel durante a corrida, e é esta a altura em que vocês me insultam e com toda a razão!!
Tomei o gel, bebi agua e lá fui aquecer, perto da hora dirigi-me para a partida, para a minha zona, é uma das coisas que esta prova tem de bom é as partidas definidas por tempo, foi a minha estreia no separador sub45 :-)
Comecei bem, um pouco rápido demais, mas desta vez consegui ao fim do primeiro quilómetro encontrar o meu ritmo e assim fui e a sentir me bem, pelo menos até ao quilómetro 4,5 onde me começou a dar uma valente dor de burro. Deu me de tal forma que nem conseguia respirar fundo e o ritmo foi baixando, até então ia a 4:20 e a sentir me bem mas não aguentei e passei para 4:35 e a custar me a aguentar, nem sequer bebi agua no abastecimento dos 7 para não piorar ainda mais as coisas.
Pose para a fotografia...porque ia a custar-me muito

 Nunca me deu uma dor de burro assim, a unica vez que me aconteceu foi na Maratona de Lisboa aos 21km e não foi tão forte por isso presumi que tenha sido do gel que tomei antes da prova.
Não sei como mas ainda fui buscar algumas forças para dar mais qualquer coisa no ultimo quilómetro e estabelecer novo record, mas fica mais uma vez a sensação que podia ter sido ainda melhor.
Aqui a cara não engana ninguém...só queria chegar á meta...
Foi provavelmente a ultima vez que tomei um gel antes da prova, mas digo-vos que gostei muito do sabor :-) era mesmo delicioso, tenho que ir comprar mais mas para tomar durante a prova!!
Pela primeira vez uma prova abaixo dos 44 mas que tinha tudo para ter sido ainda melhor.
Fica para a próxima.
Bons treinos e boas provas a todos e acreditem sempre que são capazes!


domingo, 15 de maio de 2016

Corrida D.Estefânia

A atravessar um bom momento, Abril foi cada prova, um record batido, fui até Belém para a Corrida dona Estefânia.
O percurso é o habitual daquela zona, sempre planinho e até algo secante.
Pouca gente, mas já se esperava uma vez que no dia seguinte ia ter lugar a corrida do 1º de Maio.
Ia com intenção de tirar mais uns segundos ao tempo que fiz nos 10k da corrida do Benfica e com um percurso mais difícil.
Antes do inicio da prova, um ligeiro aquecimento e umas retas e toca de ir para a partida.


Ainda deu para uma ligeira sessão de fotos com o grande José Silva antes de irmos para a partida.

O mal destas provas com pouca gente é começar muito á frente e com isso começar depressa de mais, e foi exactamente isso que me aconteceu, fui até ao segundo quilómetro a fazer de lebre da Ercilia Machado, só por sí dá para ver que ia demasiado depressa.
Abrandei e fixei o ritmo onde queria, mas não consegui manter como desejava, na semana anterior tinha tido uma prova difícil do troféu de Oeiras, num dia que supostamente era de descanso, e isso acabou por ter influência no desempenho, principalmente apartir de meio da prova. Foi uma prova em decréscimo, com os últimos quilómetros piores do que os primeiros.

Mesmo assim acabei com 44:17 (tempo de chip) o que era novo PBT na distância.
E os records continuavam a cair...
Próxima prova...TSF Runners...

terça-feira, 3 de maio de 2016

Corrida do Benfica 2016

Na semana seguinte ao grande resultado na corrida dos Sinos foi a vez de repetir a presença na corrida do Benfica.
Foi  a terceira vez que fiz a prova a correr, a primeira das quais foi apenas nos 5km.
Tempo chuvoso como costuma acontecer nesta prova mas nem a chuva afastou as milhares de pessoas que queriam passar dentro do estádio da Luz a correr.
Desta vez não me distrai no inicio e bem cedo fui para a partida assegurar um bom lugar, com tanta gente, se partisse atrás arriscava a só começar a correr por volta do segundo quilómetro.
Parti bem, evitei a confusão inicial e lá fui eu tentar bater o meu record dos 10k sabendo que não seria a prova mais indicada devido ás algumas subidas que tinha, algumas mais longas e pouco acentuadas outras mais curtas e mais acentuadas, mas também com algumas descidas para compensar. A estratégia passava por tentar chegar ao retorno dos 7km o melhor possível, aproveitar um pouco da descida para recuperar e tentar dar o máximo nos últimos dois quilómetros, se por um lado cheguei relativamente bem ao retorno, por outro sinto que não consegui acabar tão forte como queria nos últimos dois quilómetros.
Dentro da catedral...
Quase que dá vontade de parar...neste lindo estádio...

Mesmo assim e depois da subida final dei o que tinha, passei aos 10k com 44:42 e na meta com 45:26 o que era novo PBT na distância.
Foi um inicio de mês fantástico em que bati dois records em semanas consecutivas e em provas com alguma dificuldade, os resultados dos treinos começam a aparecer.
Aqui fica o resumo da prova.
Bons treinos a todos.

domingo, 1 de maio de 2016

Corrida dos Sinos 2016

Quanto mais digo que vou estar mais presente, mais tempo fico sem actualizar aqui o cantinho, o que não pode ser, a ver se ponho isto em dia que muita coisa tem acontecido, vamos lá por partes.
Já no longínquo dia 3 de Abril desloquei-me a Mafra para fazer a minha segunda corrida dos Sinos. Prova Simpática e também algo puxadinha com uns quilómetros a subir depois do retorno aproximadamente a meio da prova.
Cheguei a esta prova praticamente sem objectivo definido e foi já na viagem que me pus a fazer contas. No ano passado tinha feito 1h17:32 e este ano se fizesse abaixo de 1h15 ficaria contente. Estava a treinar bem e vinha motivado da boa meia maratona de Lisboa e vinha disposto a fazer uma boa prova.
Voltei a "distrair-me" na partida e comecei muito atrás e voltei a ter um primeiro quilómetro demasiado lento na semelhança do que me aconteceu na ponte, mas não me deixei afectar por isso, nos quilómetros seguintes consegui recuperar os segundos que perdi nesse quilómetro e lá segui de acordo com a tácita que tinha definido, a ideia era guardar-me na descida até ao retorno para depois ter força para subir, e assim foi, na descida algumas vezes ia mais depressa do que queria, mas consegui controlar e até me aguentei na subida melhor do que estava á espera.
olha ele todo concentrado!! :-)
A partir de uma altura já sabia que iria fazer menos de 1h15 a não ser que me desse uma coisa má, e comecei a apontar a metas mais altas, vinha com uma média melhor do que na meia maratona e estava a sentir me bem e pensei pra comigo " Ó Tiago...fazer 1h10 é que era um grande tempo" e fui atrás desse objectivo.
Apanhem-me se puderem!!  :-)
Nem sei como mas ainda fui buscar forças para fazer o ultimo quilómetro em 4:17 que foi o melhor de toda a prova e fiz a reta da meta a uma média de 3:20 e terminei com 1h10:01 o que deu média de 4:37, algo que há uns meses não fazia em provas de 10km.
Depois de ter acabado Março a bater o record da meia maratona, começo Abril a dizimar o record dos 15km e não fiquei por aí, mas isso são cenas para os próximos capítulos.
Prometo que vou tentar não demorar muito...
Bons treinos a todos
Despeço-me com o resumo da prova