segunda-feira, 26 de outubro de 2015

18 de Outubro de 2015...o dia em que me tornei MARATONISTA!!

E o dia chegou...
Acordei, nervoso, deviam ser umas 6 da manhã e começei logo a ouvir o barulho da chuva lá fora e pensei : não era esta a ajuda que precisava!!
Tinha pensado em ir de casa até á meta a pé, a distância é mais ou menos 1,5km, aproveitaria esse tempo para conversar comigo mesmo, para me ir mentalizando, mas uma vez que chovia e naõ era pouco tive que acordar a minha esposa para me ir levar á partida. Como disse no inicio acordei nervoso, não tinha muita vontade de comer, mas lá teve que ser. Depois do pequeno almoço tomado começei a equipar-me e a fazer o check list as coisas para não me esquecer de nada, devo ter contado as coisas umas 10 vezes :-)


Esta foi a camisola que fiz, e que estreei nesta prova, é a minha camisola :-)
A minha esposa só a viu no fim :-)
Chegado á partida fui procurar o João Lima, a Isa e o Vitor, gostava de lhes poder dar uma palavra antes de iniciar a prova, estava muita gente mas até que foi fácil encontrá-los.
Falámos uns minutos, ainda tirei uma foto com o João para registar o momento :-)

O tempo ia passando e fui para a fila do WC quando começou a chover, mas felizmente por pouco tempo. Chegou então hora de ir para a zona de partida e eis que surgiu o primeiro stress, logo hoje o relógio estava a demorar uma eternidade a apanhar sinal, calculo que a quantidade de relógios na zona tenho contribuido para a demora, so tive sinal de GPS a escassos segundos do tiro de partida.
Situação ultrapassada, tiro de partida dado, e lá ia eu a começar os primeiros metros da minha primeira maratona. Escusado será dizer que não aqueci antes, tinha os primeiros quilómetros para ir aquecendo, e assim foi. Os primeiros quilómetros foram de nervosismo, o normal, acho eu, ia correndo e só pensava "estou a correr a maratona"!!

O tempo melhorou, a chuva parecia ter dado tréguas o que era uma enorme ajuda, o ambiente era de festa, havia gente na rua a torcer por quem passava, houve alturas em que estava rodeado de atletas de outros países tudo com um ar de felicidade estampado no rosto. Estava na fase em que os quilometros passavam sem se dar por eles e em que me ia sentindo cada vez melhor, foi assim até chegar a Algés. Tinha prédefinido um objectivo que seria correr sem parar até aos 30km mas a dor de burro atacou-me forte aos 22km e aos 25km fiz a primeira paragem para caminhar. Custou me parar antes do que tinha estipulado mas preferi assim, adiar só me iria prejudicar. Recuperei um pouco, a dor de burro passou e voltei a correr até aproximadamente aos 30km. Apartir daqui as paragens foram frequentes, de 2 em 2 km andava aproximadamente 200 a 300 metros, nos abastecimentos de powerade parava e aproveitava ao máximo (e que bem me souberam). Se no inicio os quilometros voavam, nesta altura demoravam mas demoravam a passar e as dores começavam a aparecer umas atras das outras. Estava nesta altura na pior fase da maratona por vários motivos, o cansaço era cada vez maior, o percurso era pobre e pessoas nem vê-las tudo isto fazia com que um quilómetro parecesse uma meia maratona. Depois de ter a sensação que corri durante horas (foram só alguns minutos) vi o ultimo abastecimento e ao fundo o inicio da Av. Marechal Gomes da Costa, e aqui renasci um pouco, o cheiro á meta começava a fazer se sentir, essa subida fiz a caminhar mas daí até á meta foi sempre a correr o melhor que conseguia, nesta altura já só pensava em atravessar a meta e em ver as pessoas que estavam á minha espera, uma imagem não me saía da cabeça, a minha filha nos meus braços e foi essa imagem que me deu força para não mais parar até a encontrar. Corri de uma maneira que o meu quilómetro mais rápido em toda a maratona foi o ultimo!!
quase a chegar á meta...Foto de Sérgio Pontes


 E finalmente estava a ver a meta, estava a escassos metros de completar a minha primeira maratona, escusado será dizer que foi a meta que mais gostei de passar e não precisei de andar muitos mais metros para receber o troféu que tanto queria e tanta força me deu para chegar até aqui.

E pronto, tá feita, é uma sensação especial, indiscritivél que espero repetir em breve e por muitas mais vezes.
Não quero deixar de agradecer ao Sérgio Pontes, pelos conselhos, pelas dicas, pelo apoio e motivação que me transmitiu desde que nos conhecemos e desde que soube que iria fazer esta maratona.
Ao José Pires pela companhia nos treinos e por tudo o que evolui nesses treinos com ele, e também pelo apoio e motivação que sempre me transmitiu, ao João Lima pelas palavras de apoio e por aquele bocadinho antes de começar a maratona que foi muito importante e também á Isa e ao Vitor por todas as palavras de apoio e aproveitar para mais uma vez dar os parabéns aos 3 pela 5ª maratona!!


5 comentários:

  1. É isto a Maratona! Um conjunto muito forte de sensações para a vida. Revi-me em tudo menos na frase "Corri de uma maneira que o meu quilómetro mais rápido em toda a maratona foi o ultimo!!". Ah homem corajoso!!!! :)

    Uma Maratona é algo de só vivido, com todas as emoções à flor da pele!

    Foi a tua primeira duma série, estou convencido, muito grande :)

    Força para as próximas!

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquela altura já só via a meta :-) e parecia que nunca mais chegava!!
      É uma Maratona em tudo, muito tempo, muitos sentimentos, muitas sensações dá para muita coisa.
      Mas gostei, ao ponto de querer repetir muitas vezes.
      Obrigado por tudo João.
      Vamos-nos encontrando por aí!
      Grande Abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado Luis.
      E parabéns pelo bom tempo na meia, sem preparação! :-)

      Abraço

      Eliminar