sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tempo de descompressão...e reflexão...

E de repente, o que parecia tão longe está aí á porta.
Vou contar-vos, resumidamente, como surgiu esta ideia de fazer a Maratona.
Sendo running o desporto da moda como é óbvio no meu local de trabalho não sou o único que corre. Somos no total 6 e 2 deles correm mais e á mais tempo.
Foram estes 2 que após concluírem a Maratona do Porto de 2014 me deixaram com o “bichinho” de também me tornar “Maratonista”. Confesso que só o entusiasmo deles em terem concluído a mítica distância me deixou com vontade de fazer uma!! J

Combinámos então que iríamos os 3 fazer a Maratona de Lisboa. Curiosamente dos 3 só eu é que vou fazer a maratona, um foi pai entretanto e não conseguiu manter a regularidade dos treinos e o outro optou pela Maratona de Frankfurt que se realiza na semana seguinte á de Lisboa. Mesmo com as desistências deles, já tinha interiorizado a ideia e não desisti apesar de algumas opiniões menos favoráveis á realização desta aventura. Disseram ,e se calhar com razão, que ainda não corria a tempo suficiente para realizar uma Maratona, mas a teimosia é um dos meus muitos defeitos e já tinha a ideia na cabeça e segui aquilo que a minha cabeça me dizia para fazer e estou agora a escassos dias de fazer a minha primeira Maratona.
Pesquisei inúmeros planos de treino, fui tirando ideias e a primeira conclusão a que cheguei foi que tinha que correr mais dias na semana, e assim foi.
Em relação ao plano de treino fiz uma mistura entre o plano da Asics e da Garmin, basicamente numa semana fazia um treino curto e leve, um mais rápido, um treino de séries e no fim de semana um treino mais longo, mas nem sempre foi assim.

Mas agora que me encontro a pouco mais de 1 dia de realizar a que espero que seja a primeira de muitas Maratonas, é altura de fazer um balanço e tirar conclusões.
A primeira, e um erro que não conto cometer nas próximas vezes, é “misturar” treinos longos com provas, das duas vezes que o fiz o resultado não foi bom, ou a prova correu mal ou o treino correu mal, ou seja algo sempre correu mal.
Se me perguntarem se treinei muito para esta Maratona, digo-vos que podia ter treinado mais, mas também podia ter treinado menos, foi o treino que consegui fazer e é com este treino de vou enfrentar os 42,195 metros no Domingo.
Mas houve neste trajecto pontos muito positivos, conheci pessoas com quem passei a treinar, pessoas com as quais aprendi e muito evolui, pessoas que me deram conselhos que sei que muito me vão ajudar no dia da prova, refiro-me ao Sérgio Pontes que conta já com experiência em maratonas e que muitos e bons conselhos me deu quer nos treinos quer para o dia da Maratona e também o José Pires que é uma máquina, uma pessoa com uma dedicação e motivação enormes e com quem evolui e conto continuar a evoluir. Pelo meio houve também comentários e opiniões não tão favoráveis mas também essas serão importantes para ajudar a atingir a tão desejada meta.

Esta semana foi semana de descompressão, corri pouco e o pouco que corri foi devagar. Se houve semanas de treino que não correram tão bem, esta semana correu bem e ajudou a dar um bocadinho mais de confiança, comi mais ou menos o que devia, dormi mais do que habitual e bebi muita água, como podem ver fui um lindo menino esta semana. Ainda bem que dormi mais esta semana porque acho que a partir desta noite vai ser mais difícil de dormir!!

Venha o grande dia, para todos que vão realizar a Maratona, pela primeira vez ou não, espero que tenham uma boa prova e que atinjam os objectivos da melhor forma possível. Quero em particular desejar ao João Lima uma boa prova, é uma prova especial e desta vez vai ter o final que o João merece, FORÇA JOÃO!! Para a Isa e o Vítor desejo também uma boa prova, que seja uma manha memorável do inicio ao fim, espero encontrá-los por lá, FORÇA PARA TODOS!!

2 comentários:

  1. Muito obrigado Tiago pela referência!

    E desejo-te uma estreia memorável como qualquer meta cortada em Maratona o é!

    Se tens dormido bem até agora é bom sinal e estas duas noites se não forem boas, não vai ser por isso. Nas últimas 5 antes de Sevilha mal dormi e depois saiu uma prova espectacular :)

    Força! Muita força!

    Um abraço e até domingo!

    ResponderEliminar
  2. Força Tiago!
    A minha estreia e a do Vitor também foi nesta prova. É um sentimento inigualável! Vão haver momentos em que vais estar farto de correr, vão haver momentos em que vais estar super cansado e que te apetece mandar tudo à fava, mas tu vais conseguir! Isso faz tudo parte! E acredito que vais superar tudo isso e ser muito feliz amanhã!

    Lá estaremos para te desejar força!

    Uma excelente corrida para ti! E vive o momento :)

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar