sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Uma boa semana, um fim de semana mal planeado e com muitos erros à mistura

Após uma semana que terminou com um fim de semana praticamente inexistente no que diz respeito a correr, iniciei os treinos como habitualmente à terça feira em Carcavelos.
Estava decidido a “compensar” o mau fim de semana.
Na terça feira fiz juntamente com o Sérgio um treino de aproximadamente 55 minutos onde fizemos um total de 11,05 km. Durante parte do treino tivemos a companhia de alguém que também vai fazer a Maratona, fomos sempre na conversa, sobre corridas obviamente e nem dei pelos quilómetros a passar.

Na quarta-feira a “dose” foi a mesma mas na companhia do José Pires que me acompanhou durante 40 minutos, os últimos quase 15 minutos fiz sozinho. Fiz a mesma distância em menos um minuto e qualquer coisa. Estava a “rolar” abaixo dos 5 min\km e a sentir me bem o que me estava a deixar contente.
A minha “táctica” nesta altura passa por baixar a minha velocidade de rolamento para na maratona subir essa velocidade em +\- 30 segundos e assim ir até aguentar.
Na quinta-feira foi dia de pausa na corrida para dar lugar á habitual aula de spinning.
Sexta-feira regresso a Carcavelos para o treino mais rápido da semana, foram 10 quilómetros em 47:07. Inicialmente tinha pensado em fazer um treino de 55 minutos mas já em pleno treino decidi “apertar” o ritmo nos últimos quilómetros e encurtar o treino, e o resultado foi o que se viu, e gostei .
Sábado foi descanso e Domingo dia de prova.

Encontrei me cedo com o Sérgio Pontes e o José Pires entreguei-lhes os dorsais e ainda deu para um cafézinho e ver um bocadinho da Maratona de Berlim que estava a dar na televisão, aqueles sim correm a sério!!  
Tinha planeado fazer 5 quilómetros antes da prova, e depois fazer mais uns bons quilómetros depois da prova, tentar chegar aos 30. Se os quilómetros antes da prova até correram bem e a prova em si também correu muito bem, a um ritmo de passeio, o que veio depois disso já não correr como planeado.
A pausa depois da meta foi maior do que devia, já devia saber que as pausas muito grandes não me são benéficas, e para ajudar à festa cometi um erro gigante que passo a explicar:
Passada a meta recebi o habitual saco com água e fruta, tirei o chip e de seguida encontrei o José Pires, primeira pausa, ele disse me que estavam a dar gelados num Stand mais ao fundo e lá fui, segunda pausa, voltei para ao pé do José e tivemos a falar da prova (excelente) dele, terceira pausa, finalmente lá segui para o que faltava do treino. Enquanto caminhava até ao carro para trocar de camisola comi o gelado, chegado ao carro, troquei a camisola, bebi água e tomei um gel!!!

Gelado+Água+Gel???

Lá recomecei o treino e ao segundo quilómetro encontro um casal amigo com a filha, mais uma paragem, depois de uma breve conversa continuei. O calor começava a apertar e eu começava a acusar as tantas pausas e a acusar também o que ingeri depois da prova, o meu estômago parecia uma montanha russa, cheguei a temer o pior, mas não aconteceu, o resultado foi que em vez de chegar aos 30 quilómetros dei o treino por terminado pouco antes dos 25.
O ultimo fim de semana onde podia esticar nos quilómetros voltou a ser mal aproveitado!!
Conclusões:
- Devia ter feito a parte maior do treino antes da prova pela fresca e não para depois. Quando já tivesse muito cansado teria a companhia das pessoas que iam na corrida e isso ia ajudar.
- Não devia ter parado tanto.
- Não devia ter ingerido aquelas coisas todas!! 

Mas não posso voltar atrás e o que está feito, feito está. É a preparação para a minha primeira Maratona, os erros são normais, para a próxima serão corrigidos!!

Em relação à prova, nada de mau a apontar. É das minhas provas favoritas, é a prova que mais vezes fiz e está cada vez melhor, percurso muito bonito e variado com um final puxadinho e uma prova bem organizada por isso contem comigo mais vezes.

E de repente eis que falta pouco mais de duas semanas para o grande dia…



Bons treinos para todos.

3 comentários:

  1. Ah pois... faltam só 15 dias! O tempo voa mesmo

    Não te preocupes com os erros, são naturais. Para a próxima corriges esses e fazes outros. Faz parte :)
    Interessa é que no dia 18 tudo bata certo e vai bater!

    Força!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João.

    Tem razão, é a minha primeira maratona, não posso querer fazer tudo bem á primeira :-)
    Terei mais oportunidades de corrigir os erros.

    Ontem foi o ultimo treino mais "puxadinho" apartir de hoje é descompressão e esperar pelo grande dia.

    Como vão os seus treinos? Tudo a correr pelo melhor?

    Abraço

    ResponderEliminar