Desta vez tive um plano traçado por alguém que sabe o que é preparar e fazer Maratonas, fiz muito mais quilómetros e acima de tudo fui mais organizado no que a provas diz respeito, apenas realizei uma prova nestes 3 meses e serviu como derradeiro teste para o grande dia.
Foram muitos treinos a horas pornográficas (5 da manhã) :-) algumas semanas com dias a treinar 2 vezes, manhãs de domingo fora a correr 30 quilómetros ou mais muitos deles com calor, e ainda bem que assim foi ou o desfecho da Maratona teria sido diferente certamente.
A semana que antecedeu a Maratona correu bem, bebi muita água, apanhei um susto no inicio da semana, parecia que estava a ficar constipado mas não passou disso mesmo, de um susto. O facto de ser a terceira Maratona deixava-me um pouco mais calmo (pouco) e o facto de me sentir melhor preparado também ajudava e até que dormi bem nos dias anteriores, no dia acordei ás 5 da manhã que é a hora a que me levanto normalmente para treinar.
Levantei me e com calma comecei a preparar as coisas, vesti a minha bela camisola, e saí de casa porque os meus companheiros já estavam á minha espera.
Fomos a pé de minha casa que fica a cerca de 2 quilómetros da partida, serviu de ligeiro aquecimento.
Chegados perto da partida fomos fazer o xixi final e dirigimos-nos para a nossa zona de partida.
Partida dada e lá fomos nós, passei o pórtico de partida já com 4 minutos, tantos eram os participantes, comecei a Maratona com um amigo e vizinho que se estreava nestas andanças, a companhia ajudou em muito, os quilómetros passavam sem se dar por isso sempre dentro do ritmo que tinha estipulado, entre 5:15 e 5:20.
Em St Amaro de Oeiras tinha lá uns amigos a apoiar e foi muito bom vê-los e ouvi-los, deu uma força extra.
E eis que meia maratona estava feita, no ano passado por esta altura estava com uma dor de burro tremenda e pouco depois estaria a parar a primeira vez, este ano tudo diferente, estava a sentir me muito bem.
Aos 25 quilómetros uma paragem forçada para mais um xixi e lá continuámos, aos 27 quilómetros a minha companhia começa a fraquejar e nem dois quilómetros depois eu continuei sozinho, estava por minha conta nos últimos e mais difíceis quilómetros.
Tive uns amigos que seguiram a minha prova pela aplicação disponibilizada pela organização e disseram me que por volta dos 32km cheguei a corre a 4:55 por quilómetro, não sei o que tinha na cabeça!! :-)
Abrandei ligeiramente em 2 abastecimentos, os que tinham fruta e powerade, a confusão também era maior e então preferi assim e quando dou a curva á direita para começar a entrar na expo ganhei nova vida, estava quase lá, cada vez havia mais pessoas, o ambiente puxava cada vez mais por os atletas e este ano senti isso de uma forma diferente.
Nesta altura tal como no ano passado, só pensava que a minha filha e a minha mulher estavam na meta e só queria chegar ao pé delas.
![]() |
Dentes cerrados...e estava á procura das minhas meninas... |
![]() |
a ver o tempo...iam ser menos 18 minutos que no ano passado... |
![]() | |
Com a maninha, grande máquina e companhia de muitos quilómetros |
![]() |
a minha força...o meu maior troféu... |
![]() |
E vão três... |
![]() |
Resultado final...menos 18 minutos...estou contente...muito... |
Para quem em Novembro vai fazer a Maratona do Porto desejo muita força e que corra tudo como desejam, em especial ao ENORME João Lima que é para mim, pelos números que tem, pelo atleta e pessoa que é uma grande inspiração.