segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A 1ª edição da bonita Meia Maratona de Évora que em alguns momentos me fez lembrar as Lampas...


Duas semanas depois da Maratona do Porto fui com os amigos fazer a meia maratona de Évora.




Inscrevi-me nesta prova ainda muito antes de sonhar que ia ao Porto senão teria optado pelos 10K, mas como tinha dorsal para a meia fui á meia.

O dia começou cedo, arrancámos de Oeiras por volta das 06h10 e mesmo com uma paragem pelo caminho chegamos a Évora por volta das 08h45.

Ainda bem que chegámos cedo, permitiu-nos dar uma volta pela bela cidade alentejana e tratar de todos os pormenores (dorsais, etc…) com a devida calma.

Não sou grande fotógrafo, mas deixo-vos aqui algumas fotos que tirei:





 

Estava muito frio por isso fomo-nos equipar o mais em cima da hora possível para o risco de congelar ser menor!! Ainda deu para um ligeiro aquecimento com o Pedro Serra e  lá nos encaminhámos para a partida onde encontrei o João Lima.

Os primeiros quilómetros eram no centro da cidade, o piso era calçada o que não era o melhor, o que vale é que era no inico e ainda não custava tanto. Saídos do centro da cidade finalmente chegámos ao alcatrão e os pés agradeceram, o corpo estava mais quente e estava a ser menos fácil lidar com o frio, nesta prova falhei claramente no equipamento, tive na duvida entre calças ou calções, optei por calções e bem me arrependi!!

Estava tudo a correr bem, rolava a uma média de 5:30 +\- o que era o ritmo que vinha a contar fazer mas por volta do quilómetro 8, se não me engano, começámos com vento de frente o que além de prejudicar o ritmo quase me congelou os braços!!

Por volta do quilómetro 10 foi altura de separar os participantes da meia dos participantes da mini, e para mim, a partir daí é que começou a corrida a sério. O vento ia-se mantendo sempre de frente, surgiram subidas uma das quais ao quilómetro 13 que me fez pensar “isto parece as Lampas”, para ajudar houve abastecimento de Red Bull que não me deu asas, mas confesso que deu uma boa ajuda. Quando estava a passar pelo quilómetro 16 cruzei me com o Pedro Serra que estava a chegar ao quilómetro 19, dei a voltinha e até chegou rápido o quilómetro 19 para mim, e um pouco mais á frente voltou o empredrado o que não ajudou nada, mas naquela altura já cheirava a meta e por isso continuei com o ritmo que levava e já começava a pensar na subida final que me ia levar até á meta.
Aqui estava prestes a iniciar a subida!


Fiz 1:54:40, um bocado mais do que tinha pensado inicialmente, a minha previsão inicial ia para as 1h50, mas tendo em conta a prova que foi considero um bom resultado tendo em conta que passaram apenas 2 semanas desde a Maratona do Porto.

Agora é concentrar atenções no trofeu de Oeiras (que quando comecei a escrever este post ainda não tinha começado J) e nas provas de fim de Ano (São Silvestre de Lisboa e da Amadora).

 

Bons treinos a todos.

1 comentário:

  1. Para quem vinha duma Maratona e para alguma dureza neste percurso, foi um grande resultado. Parabéns!

    E espero que ontem tenha corrido bem aqui à porta de minha casa :)

    Um abraço

    ResponderEliminar