terça-feira, 4 de outubro de 2016

Maratona de Lisboa 2016 - á terceira foi de vez

Foram 3 meses e quase 950 quilómetros de preparação para esta que foi a minha terceira Maratona.
Desta vez tive um plano traçado por alguém que sabe o que é preparar e fazer Maratonas, fiz muito mais quilómetros e acima de tudo fui mais organizado no que a provas diz respeito, apenas realizei uma prova nestes 3 meses e serviu como derradeiro teste para o grande dia.
Foram muitos treinos a horas pornográficas (5 da manhã) :-) algumas semanas com dias a treinar 2 vezes, manhãs de domingo fora a correr 30 quilómetros ou mais muitos deles com calor, e ainda bem que assim foi ou o desfecho da Maratona teria sido diferente certamente.
A semana que antecedeu a Maratona correu bem, bebi muita água, apanhei um susto no inicio da semana, parecia que estava a ficar constipado mas não passou disso mesmo, de um susto. O facto de ser a terceira Maratona deixava-me um pouco mais calmo (pouco) e o facto de me sentir melhor preparado também ajudava e até que dormi bem nos dias anteriores, no dia acordei ás 5 da manhã que é a hora a que me levanto normalmente para treinar.
Levantei me e com calma comecei a preparar as coisas, vesti a minha bela camisola, e saí de casa porque os meus companheiros já estavam á minha espera.


Fomos a pé de minha casa que fica a cerca de 2 quilómetros da partida, serviu de ligeiro aquecimento.
Chegados perto da partida fomos fazer o xixi final e dirigimos-nos para a nossa zona de partida.

Partida dada e lá fomos nós, passei o pórtico de partida já com 4 minutos, tantos eram os participantes, comecei a Maratona com um amigo e vizinho que se estreava nestas andanças, a companhia ajudou em muito, os quilómetros passavam sem se dar por isso sempre dentro do ritmo que tinha estipulado, entre 5:15 e 5:20.
Em St Amaro de Oeiras tinha lá uns amigos a apoiar e foi muito bom vê-los e ouvi-los, deu uma força extra.
E eis que meia maratona estava feita, no ano passado por esta altura estava com uma dor de burro tremenda e pouco depois estaria a parar a primeira vez, este ano tudo diferente, estava a sentir me muito bem.
Aos 25 quilómetros uma paragem forçada para mais um xixi e lá continuámos, aos 27 quilómetros a minha companhia começa a fraquejar e nem dois quilómetros depois eu continuei sozinho, estava por minha conta nos últimos e mais difíceis quilómetros.
Tive uns amigos que seguiram a minha prova pela aplicação disponibilizada pela organização e disseram me que por volta dos 32km cheguei a corre a 4:55 por quilómetro, não sei o que tinha na cabeça!! :-)
Abrandei ligeiramente em 2 abastecimentos, os que tinham fruta e powerade, a confusão também era maior e então preferi assim e quando dou a curva á direita para começar a entrar na expo ganhei nova vida, estava quase lá, cada vez havia mais pessoas, o ambiente puxava cada vez mais por os atletas e este ano senti isso de uma forma diferente.

 Aqui já estava quase, tão perto e ao mesmo tempo parece que nunca mais lá chegava.
Nesta altura tal como no ano passado, só pensava que a minha filha e a minha mulher estavam na meta e só queria chegar ao pé delas.
Dentes cerrados...e estava á procura das minhas meninas...
a ver o tempo...iam ser menos 18 minutos que no ano passado...
Está feita, mais uma Maratona, á terceira foi de vez e baixei das 4 horas, mais uma etapa superada, quando comecei a correr estava longe de pensar em fazer uma maratona...quanto mais 3, tomei-lhe o gosto, custa mas no fim sabe tão, mas tão bem :-)
Com a maninha, grande máquina e companhia de muitos quilómetros
a minha força...o meu maior troféu...
E vão três...
Resultado final...menos 18 minutos...estou contente...muito...
Para terminar quero dar os parabéns a todos os que se tornaram Maratonistas neste dia 2 de Outubro e a todos os que terminaram com sucesso a prova.

Para quem em Novembro vai fazer a Maratona do Porto desejo muita força e que corra tudo como desejam, em especial ao ENORME João Lima que é para mim, pelos números que tem, pelo atleta e pessoa que é uma grande inspiração.

6 comentários:

  1. Muitos parabéns Tiago, pela prova e pelo RP. O "trabalho" compensa, a Maratona ganha-se nos meses de preparação, no dia é "apenas" para ir buscar o prémio :)
    Boa recuperação. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.
      Penso que tens toda a razão, esta foi muito melhor preparada e o resultado está á vista. Agora é recuperar e definir novas metas.
      Não tenho acompanhado como queria o teu cantinho, espero que estejas forte como sempre.
      Boa Maratona do Porto, e tudo a correr bem até lá.
      Abraço

      Eliminar
  2. Oh Tiago... Mexem sempre comigo relatos de maratonas, em especial de amigos que atingiram o seu objectivo para o qual tão se esforçaram e se dedicaram.
    Estava a ler o final, e já a pensar no que iria comentar, quando dou com aquela frase! Até fico sem palavras...

    Muitos e muitos parabéns pelo ENORME feito e um muito obrigado especial pelas palavras.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João...mas limitei-me a escrever a verdade.
      Sou leitor assíduo do teu cantinho, posso não conseguir acompanhar todos como queria, mas o teu esforço-me sempre por acompanhar. Ver as tuas provas, a tua alegria a correr e todas as coisas que atingiste é para mim uma enorme inspiração.

      Grande abraço e tudo a correr bem.

      Eliminar
  3. Muitos parabéns Tiago! Uau! Já tínhamos visto que tinhas feito 3h49! Uau :)
    Por todo o treino e dedicação mereces e muito este feito. Venham muitos mais. Estás em grande forma!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Isa.
    Realmente sabe bem vermos recompensado o esforço nos treinos...todos aqueles quilómetros.
    Esta já foi...venha a próxima :-)
    Agora é voltar ao "trabalho" rumo a novos objectivos.

    Tudo de bom para vocês e que a vossa Sétima corra muito bem.
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar