quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Balanço e objectivos...


Já vamos a meio de Janeiro e só agora é que venho fazer o balanço de 2015, mas o tempo não tem sido muito para escrever.

Tive um ano de 2015 como nunca pensei vir a ter, o meu segundo ano de corridas teve muitos quilómetros, mais do que estaria á espera, fiz a minha primeira meia maratona, a primeira maratona, baixei dos 50 minutos aos 10K enfim muita coisa que no inicio do ano não pensei ser possível.

Pelo meio fiz a minha primeira peregrinação a Fátima algo que quero repetir, mas não em 2016.

Acabei o ano com 4 meias maratonas, duas maratonas DUAS!! :-) e com muita vontade de em 2016 fazer mais, mas acima de tudo fazer melhor.


Para 2016 os objectivos estão já definidos:

 

 - Baixar das 4 horas na Maratona que este ano será novamente Lisboa, a não ser que haja alguma mudança radical de planos.

 - Baixar da 1h40 na meia maratona

 - Acabar o ano o mais perto possível de fazer 40 minutos nos 10K.

 

Para me ajudar a atingir os objectivos conto com a preciosa ajuda de alguém que anda no mundo das corridas há muito tempo e que me traçou um plano.

Comecei a seguir o plano dia 04\01 e confesso que estou entusiasmado, não espero melhorias ao fim de dias, mas sei que se cumprir o plano vou melhorar e é isso que quero, evoluir com calma e de uma forma sustentada.

Em 2016 quero definir bem as “provas alvo” e trabalhar para elas.


 

Bons treinos a todos…sejam ambiciosos…trabalhem para isso…e serão bem sucedidos…

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Dose dupla de S Silvestre para terminar o ano...



Para terminar o ano tinha programado fazer duas São Silvestres, uma estreia e uma repetição.
A estreia, foi a São Silvestre de Lisboa, uma prova que fiquei com vontade de fazer desde o ano passado. Fui para esta prova sem nenhum objectivo em especial até porque tinha feito séries de 1000 metros no dia anterior.
Como tinha retomado há algumas semanas os treinos “regulares” depois das maratonas estava curioso em ver até que ponto isso se iria já reflectir nesta prova.
Não tinha nenhum objectivo definido mas gostava de terminar abaixo dos 50, já tinha saudades de terminar uma prova de 10K em menos de 50 minutos!! :-)
Muita gente, um ambiente muito bom, cheguei cedo, antes da partida e de aquecer ainda encontrei pessoal conhecido das Tartarugas Solidárias e do Leião. Fui fazer um breve aquecimento e depois encaminhei-me para a minha partida.
Uma coisa boa que esta prova tem, e ainda bem, é as partidas separadas se bem que houve falhas nesse aspecto. Eu deixei passar o prazo de enviar um comprovativo e obter um dorsal SUB 50 mas não me chateei com isso, mas quando perto dos 3K passei por pessoas que iam a andar e tinham dorsal SUB 50 percebi que algo estava mal, ou então sentiram-se mal!! :-)
Passei também por pessoas com dorsal +60 ainda antes dos 500 metros de prova, pessoas que supostamente partiram atrás de mim mas OK, neste aspecto houve algumas falhas, mas numa prova de 12000 pessoas não se pode pedir milagres!!

Comecei bem, perto do 1º quilometro já conseguia correr bem e aumentei um bocado o ritmo, até ao 5º quilometro fui sempre abaixo dos 5:00 por quilómetro mas ia cada vez a custar me mais e fui cada vez ficando mais lento e para ajudar á festa aproximava se a subida final. Digo-vos que subir a Av. da Liberdade é muito giro, e nesta altura então mais ainda, mas a subida parecia que nunca mais acabava!! :-) Finalmente lá acabou, e a descer alguns santos ajudaram e consegui completar os 10K mais os aproximadamente 100 metros de bónus em 49 minutos, o objectivo principal estava atingido.

A segunda S.Silvestre (repetição) foi a fantástica S.Silvestre da Amadora, a S.Silvestre das S.Silvestres :-)
O ano passado fiz esta prova com gripe, numa altura em que me começava levemente a habituar a completar provas de 10K abaixo dos 50 minutos, pelo facto de estar doente e pelo percurso difícil não consegui manter essas marcas, fiz 53 minutos e no fim disse para mim mesmo que voltaria este ano para fazer menos 5 minutos :-)
Entre esta prova e a S Silvestre de Lisboa fiz uma excelente massagem com o grande José Gaspar o que me deixou mais leve e bem mais rápido :-)
Cheguei cedo á Amadora e já nessa altura havia um bom ambiente, uma moldura humana muito agradável. Fui junto do Pedro Burrica buscar o dorsal e pelo caminho ainda encontrei gente conhecida como o João Lima e a Isa.
Fui fazer o aquecimento e umas retas para soltar com o Sérgio e encaminhei-me para a meta. Partida dada e logo aquela queda aparatosa no inicio que colocou alguns corredores fora de prova, ultrapassado o acidente lá ia eu em direcção ao Casal de S.Brás, ás subidas.
Ainda no inicio...o pior estava a chegar...
Mesmo sendo praticamente sempre a subir só um quilómetro é que foi feito acima dos 5:00 por quilómetro. Fim da subida recuperei uns metros e lá fui mais depressa rumo ao meu objectivo, o percurso era rápido, permitia acelerar e recuperar ao mesmo tempo :-) até mais ou menos ao 6º quilómetro seria sempre assim, depois do abastecimento é que voltaríamos a ter uma subida ligeira para depois ter a derradeira subida no cruzamento da Rua Elias Garcia, uma subida curta mas muito dura, e a partir daqui seria sempre a descer ou a direito, era altura de dar o que tinha para conseguir cumprir o objectivo. Cortei a meta, o garmin marcava 10 quilometros mais 100 metros, com 47:58 a promessa feita a mim mesmo no ano anterior estava cumprida e eu acabava o ano contente com boas perspectivas para o ano que estava prestes a começar.
Parecia cansado? Não pois não...  :-)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Trofeu de Oeiras, segunda prova e mais um pódio por equipas!!



Segunda prova do troféu, desta vez ia já um pouco melhor fisicamente e bem ia precisar porque esta prova ia ser bem mais dura.
Cheguei cedo na companhia do Sérgio, ainda antes da prova começar aproveitei para ir junto do meu “chefe” de equipa, o grande Pedro Burrica, buscar o kit da São Silvestre de Lisboa que ele gentilmente foi levantar.
Desta vez não houve tanto atraso nas partidas, mas em vez de aproveitar a partida da prova antes para aquecer, recebi um pedido da Lénia para lhe fazer de lebre, pedido esse que aceitei mas penso que ao longo dos 4km da prova foram mais os momentos em que a Lénia foi minha lebre do que eu lebre dela!! :-)
Onde notei que o meu apoio foi mais importante foi a pouco mais de um quilómetro do final, havia uma subida grande e acentuada e perto do fim da subida a Lénia fraquejou por um segundo, foi aí que lhe fiz ver que a subida estava quase a acabar e que depois disso até á meta seria muito mais fácil.
Aqui vinha a grande Lénia já a chegar á meta.

Fizemos os 4km a uma média de 4:35\km o que considero muito bom tendo em conta o percurso, mas para mim havia ainda mais 8km para fazer e estava exausto!! Fazer 4km aquela média sem aquecimento custou me.
Comecei já cansado e fui gerindo o esforço o melhor que pude para poder acabar o melhor possível e sem paragens, o percurso era muito desnivelado, ou subia ou descia, retas nem ve-las!!
Aqui vinha eu (fresquinho!!) a poucos metros da meta!!
Mais uma vez para acabar em beleza voltamos a conseguir o 3º lugar por equipas e conseguimos distanciar-nos para o 4º lugar.
Mais uma vez a união fez a força, estamos FORTES!!
Aqui fica a foto de família!! 
Grande Equipa!!

A problemática da Partida e a minimização de riscos


O João Lima escreveu no seu excelente blogue um excelente artigo, mais um, que fala de um problema cada vez mais recorrente também devido ao aumento de participantes nas muitas provas que tem havido.
Acho que dividir as partidas é uma vantagem para todos, quando é respeitada.
Para quê partir á frente quando não temos ritmo para por lá ficar e só atrapalhamos?
Acima de tudo gostamos de correr e de o fazer com segurança por isso para o vosso próprio bem e para o bem de todos os que correm vamos respeitar.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

A estreia no troféu de Oeiras



29 de Novembro de 2015
 
Finalmente chegou a primeira prova do troféu de Oeiras, a minha estreia pelo GRCD Leião.

Cheguei cedo com o Sérgio o José e mais uns amigos deles, primeira prova é sempre mais demorada é preciso distribuir dorsais, entregar as camisolas novas etc…
A minha camisola e o meu dorsal!!

Confesso que estava algo entusiasmado com esta prova, tinha curiosidade em ver o ambiente conhecer novas pessoas e estava também algo apreensivo, já me tinham dito que nas provas do troféu de Oeiras eram raras as retas!

Para quem tinha feito a meia maratona de Évora na semana anterior o meu objectivo era apenas ajudar a equipa com um ponto sentia as pernas cansadas do acomular de quilómetros desde as Maratonas, a dupla ronda estava a fazer se sentir!!

Com o atraso habitual as partidas foram acontecendo e quando foi dada a partida da prova anterior fui aquecer com um colega que ali encontrei, fomos aquecendo e fomos conversando até chegar a hora da partida.
A prova começava com uma ligeira subida e depois descia bastante, era um inicio relativamente rápido até chegar a uma zona de reta (raro) para depois mais perto do fim subir um pouco mais a sério até á meta.
Confesso que acabei a sofrer mas mesmo assim consegui nos 7km da prova fazer uma média abaixo dos 5min\km.
subida final, aqui já cheirava a meta!

Para terminar em beleza conseguimos um excelente 3º lugar por equipas o que nos deixou muito orgulhosos, a união fez a força e todos juntos conseguimos um grande resultado!!
Venham mais assim.