segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A 1ª edição da bonita Meia Maratona de Évora que em alguns momentos me fez lembrar as Lampas...


Duas semanas depois da Maratona do Porto fui com os amigos fazer a meia maratona de Évora.




Inscrevi-me nesta prova ainda muito antes de sonhar que ia ao Porto senão teria optado pelos 10K, mas como tinha dorsal para a meia fui á meia.

O dia começou cedo, arrancámos de Oeiras por volta das 06h10 e mesmo com uma paragem pelo caminho chegamos a Évora por volta das 08h45.

Ainda bem que chegámos cedo, permitiu-nos dar uma volta pela bela cidade alentejana e tratar de todos os pormenores (dorsais, etc…) com a devida calma.

Não sou grande fotógrafo, mas deixo-vos aqui algumas fotos que tirei:





 

Estava muito frio por isso fomo-nos equipar o mais em cima da hora possível para o risco de congelar ser menor!! Ainda deu para um ligeiro aquecimento com o Pedro Serra e  lá nos encaminhámos para a partida onde encontrei o João Lima.

Os primeiros quilómetros eram no centro da cidade, o piso era calçada o que não era o melhor, o que vale é que era no inico e ainda não custava tanto. Saídos do centro da cidade finalmente chegámos ao alcatrão e os pés agradeceram, o corpo estava mais quente e estava a ser menos fácil lidar com o frio, nesta prova falhei claramente no equipamento, tive na duvida entre calças ou calções, optei por calções e bem me arrependi!!

Estava tudo a correr bem, rolava a uma média de 5:30 +\- o que era o ritmo que vinha a contar fazer mas por volta do quilómetro 8, se não me engano, começámos com vento de frente o que além de prejudicar o ritmo quase me congelou os braços!!

Por volta do quilómetro 10 foi altura de separar os participantes da meia dos participantes da mini, e para mim, a partir daí é que começou a corrida a sério. O vento ia-se mantendo sempre de frente, surgiram subidas uma das quais ao quilómetro 13 que me fez pensar “isto parece as Lampas”, para ajudar houve abastecimento de Red Bull que não me deu asas, mas confesso que deu uma boa ajuda. Quando estava a passar pelo quilómetro 16 cruzei me com o Pedro Serra que estava a chegar ao quilómetro 19, dei a voltinha e até chegou rápido o quilómetro 19 para mim, e um pouco mais á frente voltou o empredrado o que não ajudou nada, mas naquela altura já cheirava a meta e por isso continuei com o ritmo que levava e já começava a pensar na subida final que me ia levar até á meta.
Aqui estava prestes a iniciar a subida!


Fiz 1:54:40, um bocado mais do que tinha pensado inicialmente, a minha previsão inicial ia para as 1h50, mas tendo em conta a prova que foi considero um bom resultado tendo em conta que passaram apenas 2 semanas desde a Maratona do Porto.

Agora é concentrar atenções no trofeu de Oeiras (que quando comecei a escrever este post ainda não tinha começado J) e nas provas de fim de Ano (São Silvestre de Lisboa e da Amadora).

 

Bons treinos a todos.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Maratona do Porto 2015



Quando comecei a correr, em Março de 2014, se me dissessem que em 2015 ia correr uma Maratona possivelmente diria que não, se me dissessem que ia correr duas Maratonas então aí diria com toda a certeza que não, muito menos com um espaço tão curto entre elas.

Mas vamos por partes, eu para este ano planeei fazer a Maratona de Lisboa, ir ao Porto foi algo que surgiu ainda antes da Maratona de Lisboa e por infelicidade (lesão) de um amigo meu que o impediu de treinar e estar presente.
Mesmo sabendo que iria estar no Porto, o meu objectivo principal continuou a ser Lisboa, foi esse o objectivo que tinha traçado no inicio deste ano e não o alterei apesar de alguns treinos menos conseguidos. Só comecei a pensar no Porto uma semana depois da Maratona de Lisboa e de uma forma muito superficial, fui vendo o percurso, tomando conhecimento das alterações em relação ao ano passado, fui me informando onde o autocarro nos iria deixar etc…

Á semelhança de Lisboa, o tempo passou depressa e o dia cada vez estava mais próximo, não disse praticamente a ninguém que ia ao Porto, sabia apenas a minha mulher, a minha mãe e 3 amigos, preferi assim para evitar “sermões” antecipados!!
Chegado o dia o meu irmão que também estava no Porto nesse fim de semana foi me levar ao local de partida, fui logo para a fila do wc :-) e depois fui calmamente andando para o separador das 4 horas, se não me engano, até porque não estava minimamente preocupado com o tempo da prova. O meu plano era simples, ia apenas com o objectivo de conhecer o Porto de uma forma diferente, tentar conhecer o máximo que fosse possível, se não estivesse bem podia sempre seguir para a meta aos 15Km juntamente com os participantes da FamilyRace.
Dada a partida e lá ia eu no que iria ser a minha segunda Maratona, não conhecia muito do Porto por isso para mim cada metro era novidade e ver as ruas cheias de gente a apoiar a puxar pelos atletas foi algo muito bonito de ver, tanto que ás vezes até me esquecia que ia a correr :-) Os quilómetros iam passando e as ruas sempre cheias de gente, uma moldura humana fantástica. Depressa chegaram os 15Km e com eles a altura de decidir o que ia fazer, confesso que aos 15 ia cansado como se fossem uns 25, o calor não ajudava, mas na verdade não me sentia ainda tão mal ao ponto de ficar por ali e não sendo vergonha nenhuma se ali ficasse a verdade é que a palavra que me passava pela cabeça era “desistir” e não era isso que queria e assim sendo continuei, mas activando um plano de “sobrevivência”.
Em Lisboa tive dor de burro sensivelmente aos 22Km, e não quis voltar a sofrer do mesmo, então decidi que nos abastecimentos parava, bebia água, powerade (se houvesse) tomava o gel, resumindo, tudo o que tinha direito, andava uns metros para descansar um pouco e seguiria até ao próximo abastecimento, em 5km andava uns 500 metros e corria o restante até ao próximo abastecimento.
Ao chegar aos 20 quilómetros senti-me bem por ter tomado a decisão de continuar, estava a correr com uma vista linda, acompanhado pelo rio e nem mesmo o calor cada vez mais forte me fazia pensar que tinha tomado a decisão errada, o apoio também não parava o que foi uma enorme ajuda. Perto dos 21Km passou por mim o líder da prova, destacadíssimo, e a partir daqui o pensamento era, metade já foi e lá continuei em direcção á Ponte D. Luis, a pequena subida de acesso á ponte quase me matou J mas valeu o esforço, gostei muito de correr em cima da ponte o pior foi quando cheguei ao lado de Gaia, aquela calçada fez mossa e não foi pouco, comecei a ver gente pelos passeios e fiz o mesmo. O lado do rio mudou, mas a vista não, estava mesmo a gostar de correr ao lado do rio, chegado o ponto de retorno, vou novamente em direcção á ponte, uma vantagem de ter dorsal personalizado (um dos muitos pontos de melhoria para Lisboa) foi que pelo menos 3 vezes ouvi pessoas que não conhecia de lado nenhum a gritar o meu nome, o que é sempre bom mais ainda numa fase já avançada e de cada vez maior cansaço.
Fui seguindo com o meu plano nos abastecimentos, ao contrário de Lisboa, piquei o ponto em todos e fartei me de beber powerade. Não sei se foi por estar num sitio diferente, se foi por já ter feito uma Maratona antes desta, apesar de há pouco tempo, mas acho que até cerca dos 37Km me custou menos o Porto do que Lisboa, é certo que em Lisboa ia também mais “pressionado”, aqui parei mais vezes e não havia zonas sem publico o que também contribuiu para isso. Os últimos quilómetros é que já custaram e muito, da cintura para baixo já me doía tudo, mas já tinha chegado até ali não ia desistir tão perto do final, já só pensava na meta, na camisola de finisher :-) e ter a Aurora Cunha a puxar por nós no final é outro nível :-)

Grande vista...

Pelo relato que fiz, acho que se percebe em alguns pontos que gostei mais da Maratona do Porto do que Lisboa, se bem que há também alguns pontos de melhoria para o Porto, nomeadamente a partida, não de justifica uma curva assim ao fim de uns metros o que obrigou os atletas a parar mal tinham começado a correr. Como não bebo não me vou queixar da garrafa de vinho do Porto que desta vez não existiu, mas compreendo o simbolismo da garrafa e que a sua ausência tenha causado descontentamento entre grande parte dos atletas. Para terminar acho que aquela subida final de 200 metros na Av. da Boavista era escusada. Apesar destes pontos ADOREI esta Maratona e fiquei com muita vontade de lá voltar e acho mesmo que para o Ano vou trocar Lisboa pelo Porto, mas para já vou por de lado as Maratonas, duas em três semanas chega :-) o objectivo para já é melhorar nas distâncias mais curtas.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Depois da Maratona de Lisboa...

Tenho andado um bocado desaparecido, peço desculpa, mas não tenho tido muito tempo para aqui vir contar as novidades.

Depois de me ter tornado maratonista passei pela habitual fase de recuperação, os primeiros dias foram muito complicados principalmente a levantar me da cadeira, e quem trabalha o dia todo sentado como é o meu caso, isso não ajuda muito. No dia a seguir á maratona estava no ginásio, a passadeira e a eliptica nos primeiros 3 dias foram as minhas melhores amigas e ao quarto dia fiz aula de bicicleta (spinning) e até nem correu mal.

Exactamente uma semana após a maratona fui fazer a corrida Montepio, nas calmas, e debaixo de chuva de inicio ao fim ainda consegui fazer a prova em 50 minutos e mais uns pózinhos, bem melhor do que estava á espera.

Na semana seguinte treinei 3 dias em Carcavelos em ritmo calmo e no fim de semana fiz mais um treino curto (40 minutos) novamente debaixo de chuva intensa. Talvez devido a tanta chuva na terceira semana após a maratona constipei-me, nada de muito complicado, mas para recuperar melhor parei com os treinos, nessa semana corri apenas uns míseros 30 minutos na passadeira.

E pronto, está feito o resumo das 3 semanas que se seguiram á minha primeira Maratona, muito mais há para contar, alguns já sabem o quê :-) mas isso fica para um próximo post, prometo tentar não demorar muito.

Bons treinos a todos