segunda-feira, 26 de outubro de 2015

18 de Outubro de 2015...o dia em que me tornei MARATONISTA!!

E o dia chegou...
Acordei, nervoso, deviam ser umas 6 da manhã e começei logo a ouvir o barulho da chuva lá fora e pensei : não era esta a ajuda que precisava!!
Tinha pensado em ir de casa até á meta a pé, a distância é mais ou menos 1,5km, aproveitaria esse tempo para conversar comigo mesmo, para me ir mentalizando, mas uma vez que chovia e naõ era pouco tive que acordar a minha esposa para me ir levar á partida. Como disse no inicio acordei nervoso, não tinha muita vontade de comer, mas lá teve que ser. Depois do pequeno almoço tomado começei a equipar-me e a fazer o check list as coisas para não me esquecer de nada, devo ter contado as coisas umas 10 vezes :-)


Esta foi a camisola que fiz, e que estreei nesta prova, é a minha camisola :-)
A minha esposa só a viu no fim :-)
Chegado á partida fui procurar o João Lima, a Isa e o Vitor, gostava de lhes poder dar uma palavra antes de iniciar a prova, estava muita gente mas até que foi fácil encontrá-los.
Falámos uns minutos, ainda tirei uma foto com o João para registar o momento :-)

O tempo ia passando e fui para a fila do WC quando começou a chover, mas felizmente por pouco tempo. Chegou então hora de ir para a zona de partida e eis que surgiu o primeiro stress, logo hoje o relógio estava a demorar uma eternidade a apanhar sinal, calculo que a quantidade de relógios na zona tenho contribuido para a demora, so tive sinal de GPS a escassos segundos do tiro de partida.
Situação ultrapassada, tiro de partida dado, e lá ia eu a começar os primeiros metros da minha primeira maratona. Escusado será dizer que não aqueci antes, tinha os primeiros quilómetros para ir aquecendo, e assim foi. Os primeiros quilómetros foram de nervosismo, o normal, acho eu, ia correndo e só pensava "estou a correr a maratona"!!

O tempo melhorou, a chuva parecia ter dado tréguas o que era uma enorme ajuda, o ambiente era de festa, havia gente na rua a torcer por quem passava, houve alturas em que estava rodeado de atletas de outros países tudo com um ar de felicidade estampado no rosto. Estava na fase em que os quilometros passavam sem se dar por eles e em que me ia sentindo cada vez melhor, foi assim até chegar a Algés. Tinha prédefinido um objectivo que seria correr sem parar até aos 30km mas a dor de burro atacou-me forte aos 22km e aos 25km fiz a primeira paragem para caminhar. Custou me parar antes do que tinha estipulado mas preferi assim, adiar só me iria prejudicar. Recuperei um pouco, a dor de burro passou e voltei a correr até aproximadamente aos 30km. Apartir daqui as paragens foram frequentes, de 2 em 2 km andava aproximadamente 200 a 300 metros, nos abastecimentos de powerade parava e aproveitava ao máximo (e que bem me souberam). Se no inicio os quilometros voavam, nesta altura demoravam mas demoravam a passar e as dores começavam a aparecer umas atras das outras. Estava nesta altura na pior fase da maratona por vários motivos, o cansaço era cada vez maior, o percurso era pobre e pessoas nem vê-las tudo isto fazia com que um quilómetro parecesse uma meia maratona. Depois de ter a sensação que corri durante horas (foram só alguns minutos) vi o ultimo abastecimento e ao fundo o inicio da Av. Marechal Gomes da Costa, e aqui renasci um pouco, o cheiro á meta começava a fazer se sentir, essa subida fiz a caminhar mas daí até á meta foi sempre a correr o melhor que conseguia, nesta altura já só pensava em atravessar a meta e em ver as pessoas que estavam á minha espera, uma imagem não me saía da cabeça, a minha filha nos meus braços e foi essa imagem que me deu força para não mais parar até a encontrar. Corri de uma maneira que o meu quilómetro mais rápido em toda a maratona foi o ultimo!!
quase a chegar á meta...Foto de Sérgio Pontes


 E finalmente estava a ver a meta, estava a escassos metros de completar a minha primeira maratona, escusado será dizer que foi a meta que mais gostei de passar e não precisei de andar muitos mais metros para receber o troféu que tanto queria e tanta força me deu para chegar até aqui.

E pronto, tá feita, é uma sensação especial, indiscritivél que espero repetir em breve e por muitas mais vezes.
Não quero deixar de agradecer ao Sérgio Pontes, pelos conselhos, pelas dicas, pelo apoio e motivação que me transmitiu desde que nos conhecemos e desde que soube que iria fazer esta maratona.
Ao José Pires pela companhia nos treinos e por tudo o que evolui nesses treinos com ele, e também pelo apoio e motivação que sempre me transmitiu, ao João Lima pelas palavras de apoio e por aquele bocadinho antes de começar a maratona que foi muito importante e também á Isa e ao Vitor por todas as palavras de apoio e aproveitar para mais uma vez dar os parabéns aos 3 pela 5ª maratona!!


segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Sou MARATONISTA!!

Sempre sonhei escrever um post com este titulo!!  :-)
Mais uma meta atingida, um sonho concretizado, a primeira de muitas!
Ainda estou a digerir o acontecimento, a tomar noção da coisa :-)
Ainda durante a semana conto partilhar com mais pormenores esta aventura, este dia que ficará para sempre marcado na minha memória.

Para já deixo-vos com uma foto onde estou, contente, muito contente, com o meu maior troféu que muita força e alento me deu para chegar ao fim.
Obrigado Sérgio pela bonita foto

 Obrigado a todos pela força, pelo apoio, pelas palavras, antes, durante e depois.
Sem vocês não teria sido possível.
Força para todos e acreditem sempre em vocês.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tempo de descompressão...e reflexão...

E de repente, o que parecia tão longe está aí á porta.
Vou contar-vos, resumidamente, como surgiu esta ideia de fazer a Maratona.
Sendo running o desporto da moda como é óbvio no meu local de trabalho não sou o único que corre. Somos no total 6 e 2 deles correm mais e á mais tempo.
Foram estes 2 que após concluírem a Maratona do Porto de 2014 me deixaram com o “bichinho” de também me tornar “Maratonista”. Confesso que só o entusiasmo deles em terem concluído a mítica distância me deixou com vontade de fazer uma!! J

Combinámos então que iríamos os 3 fazer a Maratona de Lisboa. Curiosamente dos 3 só eu é que vou fazer a maratona, um foi pai entretanto e não conseguiu manter a regularidade dos treinos e o outro optou pela Maratona de Frankfurt que se realiza na semana seguinte á de Lisboa. Mesmo com as desistências deles, já tinha interiorizado a ideia e não desisti apesar de algumas opiniões menos favoráveis á realização desta aventura. Disseram ,e se calhar com razão, que ainda não corria a tempo suficiente para realizar uma Maratona, mas a teimosia é um dos meus muitos defeitos e já tinha a ideia na cabeça e segui aquilo que a minha cabeça me dizia para fazer e estou agora a escassos dias de fazer a minha primeira Maratona.
Pesquisei inúmeros planos de treino, fui tirando ideias e a primeira conclusão a que cheguei foi que tinha que correr mais dias na semana, e assim foi.
Em relação ao plano de treino fiz uma mistura entre o plano da Asics e da Garmin, basicamente numa semana fazia um treino curto e leve, um mais rápido, um treino de séries e no fim de semana um treino mais longo, mas nem sempre foi assim.

Mas agora que me encontro a pouco mais de 1 dia de realizar a que espero que seja a primeira de muitas Maratonas, é altura de fazer um balanço e tirar conclusões.
A primeira, e um erro que não conto cometer nas próximas vezes, é “misturar” treinos longos com provas, das duas vezes que o fiz o resultado não foi bom, ou a prova correu mal ou o treino correu mal, ou seja algo sempre correu mal.
Se me perguntarem se treinei muito para esta Maratona, digo-vos que podia ter treinado mais, mas também podia ter treinado menos, foi o treino que consegui fazer e é com este treino de vou enfrentar os 42,195 metros no Domingo.
Mas houve neste trajecto pontos muito positivos, conheci pessoas com quem passei a treinar, pessoas com as quais aprendi e muito evolui, pessoas que me deram conselhos que sei que muito me vão ajudar no dia da prova, refiro-me ao Sérgio Pontes que conta já com experiência em maratonas e que muitos e bons conselhos me deu quer nos treinos quer para o dia da Maratona e também o José Pires que é uma máquina, uma pessoa com uma dedicação e motivação enormes e com quem evolui e conto continuar a evoluir. Pelo meio houve também comentários e opiniões não tão favoráveis mas também essas serão importantes para ajudar a atingir a tão desejada meta.

Esta semana foi semana de descompressão, corri pouco e o pouco que corri foi devagar. Se houve semanas de treino que não correram tão bem, esta semana correu bem e ajudou a dar um bocadinho mais de confiança, comi mais ou menos o que devia, dormi mais do que habitual e bebi muita água, como podem ver fui um lindo menino esta semana. Ainda bem que dormi mais esta semana porque acho que a partir desta noite vai ser mais difícil de dormir!!

Venha o grande dia, para todos que vão realizar a Maratona, pela primeira vez ou não, espero que tenham uma boa prova e que atinjam os objectivos da melhor forma possível. Quero em particular desejar ao João Lima uma boa prova, é uma prova especial e desta vez vai ter o final que o João merece, FORÇA JOÃO!! Para a Isa e o Vítor desejo também uma boa prova, que seja uma manha memorável do inicio ao fim, espero encontrá-los por lá, FORÇA PARA TODOS!!

sábado, 10 de outubro de 2015

A semana em que se recuperou alguma da confiança perdida.


Depois de um fim de semana, mais um, abaixo das expectativas estava apostado em recuperar alguma da confiança que vinha a perder.

Decidi então começar a treinar um bocadinho mais cedo, como se ás 6 da manhã não fosse suficiente!! 

Segunda comecei as 05h30 quando os meus colegas de treino chegaram já tinha 5Km feitos, no total foram pouco mais de 16Km pela zona de Oeiras com muitos altos e baixos á mistura.

Terça comecei 5 minutos mais tarde, andei pelo passeio marítimo de Oeiras, e no total foram pouco mais de 17Km. 

Ao fim destes dois dias levava já mais de 33Km e ajudou a sentir me melhor comigo mesmo, depois de uns fins de semana mal “aproveitados” soube-me bem ter conseguido fazer uma coisa a que me propus.

Se já não é fácil levantar para correr as 6 da manha, começar as 05h30 foi ainda mais difícil, mas senti me satisfeito por ter conseguido cumprir.

Sexta corri novamente mas “só” 10 km e a ritmo mais rápido do que nos outros dias.

Sábado como habitualmente descansei e Domingo foi dia de mais um longo, se bem que mais curto do que os outros devido ao grande dia estar cada  vez mais perto. O dia estava cinzento e muito ventoso e esse foi mesmo o grande obstáculo do dia, o vento.

Comecei o treino as 07h30 um pouco a seguir ao Casino Estoril e segui em direcção a Carcavelos onde me encontrei com o José Pires. Seguimos depois em direcção ao Jamor sempre com o vento pela frente e pelo meio alguns chuviscos também.

Íamos a conversar e comentámos que quando voltássemos íamos estar melhor pois o vento ia bater nas costas… Pois!!! Era bom era…o vento pregou-nos uma partida e virou também, toma lá mais uns quilómetros com o vento a bater na cara e com chuva mais forte.

Tinha planeado um treino de 2 horas que terminou em Carcavelos, ainda tinha energia para mais mas não quis “fugir” ao plano ainda por cima numa altura já próxima da Maratona, parei de correr e fui a andar até ao carro que ainda estava a mais de 5km de distância.

Foram duas horas a correr sempre com vento e alguma chuva, deu um total de 23km e qualquer coisa que souberam a mais devido ás dificuldades que o vento acrescentou, para “descomprimir” caminhei mais de 5km até ao carro, vá lá que durante esse período a chuva deu tréguas.

De salientar a enorme quantidade de atletas (gente doida) J  a correr neste dia, com chuva, com vento nada os fez parar, as dificuldades foram muitas mas no fim sabe bem o sentimento de dever cumprido, já diz o ditado que quem corre por gosto não cansa.

Foi já na parte final do treino (caminhada) que encontrei a Isa e o Vitor que conheci na meia maratona das Lampas e que também iam a fazer o seu treino.


Resumindo, acabou por ser uma boa semana de treinos que ajudou a recuperar alguma confiança. Agora restam (menos) de duas semanas e é altura de fazer descompressão e retirar a carga.

O dia aproxima-se a passos largos…até me arrepio só de pensar… J


Bons treinos a todos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Uma boa semana, um fim de semana mal planeado e com muitos erros à mistura

Após uma semana que terminou com um fim de semana praticamente inexistente no que diz respeito a correr, iniciei os treinos como habitualmente à terça feira em Carcavelos.
Estava decidido a “compensar” o mau fim de semana.
Na terça feira fiz juntamente com o Sérgio um treino de aproximadamente 55 minutos onde fizemos um total de 11,05 km. Durante parte do treino tivemos a companhia de alguém que também vai fazer a Maratona, fomos sempre na conversa, sobre corridas obviamente e nem dei pelos quilómetros a passar.

Na quarta-feira a “dose” foi a mesma mas na companhia do José Pires que me acompanhou durante 40 minutos, os últimos quase 15 minutos fiz sozinho. Fiz a mesma distância em menos um minuto e qualquer coisa. Estava a “rolar” abaixo dos 5 min\km e a sentir me bem o que me estava a deixar contente.
A minha “táctica” nesta altura passa por baixar a minha velocidade de rolamento para na maratona subir essa velocidade em +\- 30 segundos e assim ir até aguentar.
Na quinta-feira foi dia de pausa na corrida para dar lugar á habitual aula de spinning.
Sexta-feira regresso a Carcavelos para o treino mais rápido da semana, foram 10 quilómetros em 47:07. Inicialmente tinha pensado em fazer um treino de 55 minutos mas já em pleno treino decidi “apertar” o ritmo nos últimos quilómetros e encurtar o treino, e o resultado foi o que se viu, e gostei .
Sábado foi descanso e Domingo dia de prova.

Encontrei me cedo com o Sérgio Pontes e o José Pires entreguei-lhes os dorsais e ainda deu para um cafézinho e ver um bocadinho da Maratona de Berlim que estava a dar na televisão, aqueles sim correm a sério!!  
Tinha planeado fazer 5 quilómetros antes da prova, e depois fazer mais uns bons quilómetros depois da prova, tentar chegar aos 30. Se os quilómetros antes da prova até correram bem e a prova em si também correu muito bem, a um ritmo de passeio, o que veio depois disso já não correr como planeado.
A pausa depois da meta foi maior do que devia, já devia saber que as pausas muito grandes não me são benéficas, e para ajudar à festa cometi um erro gigante que passo a explicar:
Passada a meta recebi o habitual saco com água e fruta, tirei o chip e de seguida encontrei o José Pires, primeira pausa, ele disse me que estavam a dar gelados num Stand mais ao fundo e lá fui, segunda pausa, voltei para ao pé do José e tivemos a falar da prova (excelente) dele, terceira pausa, finalmente lá segui para o que faltava do treino. Enquanto caminhava até ao carro para trocar de camisola comi o gelado, chegado ao carro, troquei a camisola, bebi água e tomei um gel!!!

Gelado+Água+Gel???

Lá recomecei o treino e ao segundo quilómetro encontro um casal amigo com a filha, mais uma paragem, depois de uma breve conversa continuei. O calor começava a apertar e eu começava a acusar as tantas pausas e a acusar também o que ingeri depois da prova, o meu estômago parecia uma montanha russa, cheguei a temer o pior, mas não aconteceu, o resultado foi que em vez de chegar aos 30 quilómetros dei o treino por terminado pouco antes dos 25.
O ultimo fim de semana onde podia esticar nos quilómetros voltou a ser mal aproveitado!!
Conclusões:
- Devia ter feito a parte maior do treino antes da prova pela fresca e não para depois. Quando já tivesse muito cansado teria a companhia das pessoas que iam na corrida e isso ia ajudar.
- Não devia ter parado tanto.
- Não devia ter ingerido aquelas coisas todas!! 

Mas não posso voltar atrás e o que está feito, feito está. É a preparação para a minha primeira Maratona, os erros são normais, para a próxima serão corrigidos!!

Em relação à prova, nada de mau a apontar. É das minhas provas favoritas, é a prova que mais vezes fiz e está cada vez melhor, percurso muito bonito e variado com um final puxadinho e uma prova bem organizada por isso contem comigo mais vezes.

E de repente eis que falta pouco mais de duas semanas para o grande dia…



Bons treinos para todos.