domingo, 29 de março de 2015

Mais que na hora de mudar

Mais de um ano depois, finalmente mudei os meus ténis.
Comprei os meus agora velhinhos Nike Dual Fusion 2 no ano passado e estreei-os na corrida do Benfica.
Na altura confesso que o motivo principal da compra foi que achei os ténis mesmo giros :-).
Naquele tempo não me passava pela cabeça que viria a correr tantos quilómetros como corri neste ano, e palavras como pronador ou supinador não me diziam rigorosamente nada. Comprei-os porque os apanhei numa promoção, e principalmente por serem muito giros...e na verdade, apesar de supostos entendidos na matéria me terem dito que seriam ténis para no máximo 200K, os meus velhinhos Nike fizeram mais de 800K.
Sabendo o que sei hoje, certamente não os teria comprado, e teria optado por uns ténis mais resistentes, mais caros também, mas para primeiro ano de "corredor" fizeram muito bem o seu papel...parece que ainda me estou a lembrar da corrida do Benfica onde os estreei e a valente chuvada que apanhei de inicio ao fim, pode se dizer que tiveram uma estreia abençoada :-).


Passado um ano, mudo de ténis e de marca também.
Comprei e começei hoje a testar (fiz os primeiros 10K com eles) os adidas Questar Boost.
Se me perguntarem se eram esses os ténis que eu queria, a minha resposta é não, mas são neste momento os ténis que posso comprar, e têm duas das coisas que eu queria experimentar, a marca e a tecnologia Boost, apesar de ser só na zona do calcanhar. A primeira impressão não foi má, veremos como correm as próximas. Numa altura em que estou prestes a iniciar os 4 treinos semanais com vista ao grande objectivo do ano, estou confiante que os meus novos amigos me vão ajudar nesse objectivo, eu vou fazer a minha parte e eles vão fazer a deles.


sexta-feira, 27 de março de 2015

Regresso ás rampas da Amadora

27 de Março de 2015

Levantar ás 5 da manhã para ir correr não é fácil, e quando o tempo não ajuda, como tem sido o caso, pior ainda, mas esta sexta-feira o mau tempo que se se vinha a fazer sentir nos últimos dias deu tréguas e lá voltamos nós para o circuito da Amadora onde fizemos o treino para a corrida Fim da Europa e que muito bons resultados deu.
Confesso que tinha saudades de correr na rua (durante a semana) e também tinha saudades de subir aquelas rampas.


Nas imagens pode não ser muito perceptível, mas é mesmo muito acentuada. Em aproximadamente 400 metros de extensão subimos qualquer coisa como 40 metros de altitude, um excelente treino de força no qual notámos diferença na ultima vez que o fizemos e que contamos que agora também seja assim.
Segue a seguir a altimetria da rampa, são 400 metros bem durinhos de fazer.

                A ideia passa por fazer treino de séries aqui todas as sextas feiras. Se quiserem já sabem, todas as sextas feiras pelas 6 da manhã. O circuito fica ao pé da bomba da BP no casal de São Brás, e tem uma vista privilegiada sobre o Dolce Vitta Tejo e a IC16, até se vê o estádio da Luz :-). Apareçam...

domingo, 22 de março de 2015

No final, até correu muito bem...

22 de Março de 2015

Apesar de ter estado em duvida a minha participação, acabei por me sentir em condições e fui fazer a minha primeira meia maratona.
A novidade para mim era mesmo apenas a distância que ia correr, tudo o resto, eu já sabia bem como era. Estava nervoso, estranho seria se não estivesse, e estava preocupado pois tinha duvidas que a minha virilha aguentasse até ao fim, mas no fim correu tudo bem e o resultado final foi o que tinha planeado. Depois desta, vou olhar para as meias maratonas de forma diferente...
O tempo estava até bem quente, o que acabou por ser mais um obstáculo que se ultrapassou.
Estou contente, e acho que depois desta prova me sinto mais confiante para as próximas provas e também para o grande objectivo do ano, que é em Outubro.
Infelizmente esta edição da prova fica marcada pela morte de um atleta Alemão que sofreu uma paragem cárdio-respiratória.

sábado, 21 de março de 2015

A primeira de muitas...(espero eu)

21 de Março de 2015

É amanhã, espero eu, que me vou estrear nas meias maratonas. E espero eu porquê?
desde 5ª feira que ando com uma dor na virilha esquerda, que só me doi a andar, quando corro não doi, menos mal, pensei eu, mas hoje de manhã acordei com uma dor ainda maior e quase nem conseguia por o pé no chão, ainda nem peguei no carro, fui á pendura que é uma coisa que raramente acontece. Já me besuntei de Voltaren gel, já pus gelo e por agora a dor acalmou, mas não sei como estará amanhã e não sei se conseguirei ir á prova.
Com isto tudo estou alem de nervoso como seria esperado por ser a primeira prova que vou fazer nesta distancia estou ainda mais nervoso porque não sei sei vou conseguir ir á prova. Se amanhã tiver como agora vou, sei que não nas melhores condições, mas vou.
Entretanto deixo-vos aqui a camisola que espero poder usar amanhã, é bem gira :-)

Volto amanhã, espero que com boas noticias...

domingo, 8 de março de 2015

Corrida das Lezirias

8 de Março de 2015

Segunda corrida oficial do ano. Depois de ultrapassada a euforia :-) da corrida do fim da europa e depois de ter recuperado do esforço chega o dia de mais uma prova. Segunda prova seguida acima dos 10K e diga-se que não há duas sem três, mas isso fica para mais á frente.
Estava um belo dia para correr e estava optimista por voltar a correr e logo numa prova tão carismática.
Para esta prova tinha estipulado o objectivo ambicioso de fazer 1h15 porque tinha conseguido faze-lo num treino 2 semanas antes da prova, mas esta corrida ensinou-me que os prognósticos fazem se no fim.
Fiz um bom aquecimento desta vez, e começei como gosto. Ao 3º quilometro a primeira dificuldade,e bem grande, a ponte Marchal Carmona. Dificuldade ultrapassada com algum esforço, e depois veio as lezirias e com ele as dificuldades aumentaram. Consegui manter o ritmo até ao oitavo quilometro mas aí veio a quebra. Não sei se foi o piso, se foi o tempo, se o facto de ter falhado o 1º abastecimento ou se foi tudo isto ao mesmo tempo mas sei que senti uma quebra grande e estava a fazer um esforço enorme para manter o ritmo de 5:00 por quilometro que levava até ali. Decidi abrandar e tentar manter um ritmo mais lento do que continuar a esforçar me e uns quilometros mais á frente estoirar de vez. ao13º quilometro voltamos ao asfalto e para terminar calçada o que não ajudou.
No fim, o objectivo não foi atingido e estava algo apreensivo, esta corrida fez me pensar sobre a minha condiçao e deixou me com algumas duvidas o que a 2 semanas da primeira meia maratona não é muito bom, mas esta já foi, vai ficar para trás e vou tentar dar uma boa resposta já na próxima.